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Contexto

Cognum, uma startup baseada em IA de Nova York, me deu o seguinte desafio de UX:

“Esta tela deve ser projetada para que os usuários trabalhem facilmente com funcionários de IA altamente independentes.”

Ao mesmo tempo, recebi outro desafio mais focado em UI (disponível aqui). Este desafio de UX foi concluído em 12 horas e 41 minutos e você pode conferir os eventos em ordem cronológica abaixo:

▶️ AFTER-TESTING.png

Versão final. Acesse o protótipo navegável aqui.

Adam, o usuário que é uma IA.

A Inteligência Artificial chamada Adam é capaz de criar e executar tarefas com alto nível de independência, ou seja, é um funcionário virtual.

Então meu primeiro desafio foi mapear as diretrizes do briefing em duas categorias: as necessidades de Adam e as necessidades do usuário.

Necessidades do Adam

  • Deve compreender os objetivos do projeto, planejar as tarefas em um cronograma.

  • Trabalhar com orientação mínima do usuário.

  • Ser capaz de sugerir e realizar tarefas por conta própria.

  • Ser capaz de atualizar o status do projeto à medida que ele avança.

Necessidades da Pessoa Usuária

  • Poder criar e supervisionar projetos.

  • Ser capaz de modificar projetos e tarefas conforme acharem adequado.

  • Ser capaz de ver como o funcionário de IA está progredindo nas tarefas e projetos.

  • Ter várias maneiras de gerenciar e interagir com projetos, tarefas e com o funcionário de IA.

Linha do tempo - A ligação entre a máquina e o ser humano.

A linha do tempo é uma ferramenta visual que permite localizar rapidamente eventos passados, presentes e futuros. Para garantir que o usuário possa compreender facilmente todas as tarefas concluídas, em andamento e futuras de Adam, implementei esta estratégia.

sketch-Daniel-Costa 1.png

Meu processo de Design envolve muitos rascunhos, mesmo que a parte de pesquisa não esteja concluída. Isso me ajuda a identificar pontos cegos e fazer novos questionamentos.

A Inteligência Artificial faz, mas eu que estou no comando.

Este projeto teve como objetivo reduzir a necessidade de prompts inseridos pelo usuário e aumentar a autonomia da IA.

Portanto, o prompt que define o objetivo de cada projeto – onde o usuário deseja chegar – seria o mais importante.
A partir daí, a própria IA definiria as tarefas necessárias para atingir esse objetivo e as subtarefas envolvidas.

INFORMATION ARCHITECTURE (1).png

A arquitetura da informação foi criada com base no briefing do projeto.

ADAM’S FLOW (HYPOTHESIS).png

Apesar desta grande autonomia do Adam, a pessoa usuária poderá intervir no processo através de:
 

  • Edição do objetivo do projeto.

  • Edição ou exclusão de tarefas.

  • Alteração do nível de prioridade das tarefas.

image 158.png

O que uma boa Interface de IA deve oferecer?

A Desk Research me ajudou a entender os pontos-chave para melhorar a usabilidade de uma interface de IA.
E claro, tive uma conversa muito interessante com ‘alguém’ que entende muito bem do assunto – O Chat GPT.

image 10.png

O Chat GPT me apresentou 12 tópicos sobre como fazer uma boa interface de IA.

A relação entre humano e máquina funcionará?
Hora da verdade.

Testei uma versão inicial com um leigo não familiarizado com IA.
O teste teve como objetivo determinar se alguém conseguia
entender a tela intuitivamente com o mínimo de contexto.

Frame 159 1.png

Enfrentei problemas com a plataforma de testes (Maze), mas consegui prosseguir por videochamada. Mas como o áudio da pessoa não estava funcionando, ela me enviou seus pensamentos e sensações por meio de mensagens de áudio em outro aplicativo social.

Bate-papo de áudio em um aplicativo social.

O teste resultou em 3 insights que podemos resumir com:

"Simplificar a tela para que os elementos primários sejam mais visíveis e utilizados."

(Se quiser ver a documentação completa deste teste, clique aqui)

Design Patterns Finais.

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Códigos Únicos que representam cada tipo de tarefa, como: ‘ORG’ - Organização.

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Carregadores na tarefa atual e sua porcentagem de conclusão.

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Adicione, visualize ou edite tarefas clicando na linha do tempo.

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Discuta uma tarefa com Adam.

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Elementos minimizados que aumentam a proeminência dos componentes primários.

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Hierarquia visual principal para o botão primário "+ Nova Tarefa".

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Pause a tarefa imediatamente.

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Componente (linha movimentando-se) que indica a tarefa em andamento.

Frame 183.png

Cabeçalho (com ações gerais) destacado com sombra.

Apresentação para os Stakeholders e resultado final.

Os Stakeholders ficaram muito satisfeitos com a minha dedicação e determinação inabaláveis ​​para enfrentar ambos os desafios. Ao longo do processo, fiz questão de me aprofundar em cada aspecto da tarefa em questão, analisando todas as informações disponíveis para extrair o melhor resultado possível.

O meu compromisso com esta abordagem é a chave para alcançar o sucesso e continuarei a empregá-la em todos os meus empreendimentos futuros.

[!] Resumi os principais pontos deste estudo. Para informações mais detalhadas, consulte Meu Figma.

Aprendizado.

É possível criar e validar boas ideias para o Design de Experiência Digital mesmo com recursos e tempo limitados.

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